Copel registra lucro líquido de R$1,1 bilhão em 2013

Em: 18/03/2014 às 13:00h por Jornal da Energia

O lucro líquido da Copel totalizou R$ 1,1 bilhão em 2013, montante 51,6% superior aos R$726,5 milhões apurados em 2012. Segundo a companhia, esse resultado é explicado, basicamente, pelo crescimento nas receitas de fornecimento e suprimento de energia e pelo menor custo com encargos de uso da rede e com pessoal no período. O aumento no resultado financeiro também contribuiu para a elevação do lucro no período.

Entre janeiro e dezembro, as receitas financeiras totalizam R$652,4 milhões, aumento de 0,6% em relação a 2012. O Ebitda da empresa foi de R$1,8 bilhão no período, um crescimento de 18,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando apurou R$1,5 bilhão Já a receita operacional atingiu R$ 9,1 bilhões, montante 8,1% superior aos R$ 8,4 bilhões registrados em 2012.

O fornecimento de energia elétrica da Copel, composto pelas vendas no mercado cativo da Copel Distribuição e pelas vendas no mercado livre da Copel GeT, registrou expansão de 9,6% em 2013.

A principal contribuição para esse resultado é o crescimento de 21,3% no fornecimento de energia para a classe industrial, consequência do desempenho da indústria paranaense em 2013 (crescimento de 5,6%, contra um crescimento de 1,2% do Brasil) e da estratégia adotada pela Copel GeT de alocar mais energia para o mercado livre, possibilitando, inclusive, o fornecimento de energia a clientes industriais de outros Estados.

Plano de Sustentabilidade Econômica
Em outubro, a Copel Distribuição apresentou à Agência Nacional de Energia Elétrica o Plano de Ação que fundamenta o reequilíbrio financeiro e a sustentabilidade econômica da concessão do segmento de distribuição. O plano apresentado contempla a redução de custos com PMSO (pessoal, materiais, serviços e outros) da ordem de 6% ao ano, entre 2013 e 2017, sendo esperada uma redução de R$300milhões nos custos operacionais até 2015.

Em 2013, a redução de custos alcançada, excluindo o efeito não recorrente de ajustes físico contábeis, foi de R$111,1 milhões. Para 2014, a expectativa é de uma economia de R$100 milhões em consequência da redução do quadro de funcionários já realizada, da manutenção do Programa de Desligamento Incentivado (PDI) e das inciativas de cortes de custos em MSO.