Combustível modificado aumenta ciclo de nuclear na China

Em: 17/03/2014 às 13:19h por Jornal da Energia

Os novos tanques de combustível modificado TVS–2M, produzidos pela TVEL, empresa de combustível da Rosatom, foram carregados com êxito para a operação da primeira unidade de energia da usina nuclear de Tianwan, na China. O combustível modificado tem características de uso superiores e mostra melhor desempenho, o que permitiu aumentar a eficácia da nova usina Tianwan, para um ciclo de operação maior, de 18 meses, contra os 12 meses usados anteriormente.

A grande vantagem do aumento do tempo do ciclo gerado pelo combustível modificado é estender o tempo das obras da central nuclear e permitir que os engenheiros não precisem recarregar a planta tantas vezes.

Fornecido e produzido atualmente pela Planta de Concentrados Químicos de Novosibirsk, na Rússia, o combustível TVS-2M para a 2ª unidade da usina nuclear de Tianwan passará a ser produzido pela fábrica de combustível de Yibin, na China, sob tecnologia russa e usando componentes russos, graças à transferência de tecnologia russa.

Em outubro de 2013, as empresas TVEL, Jiangsu Nuclear Power Corporation (JNPC) e a Corporação Industrial de Energia Nuclear da China (CNEIC) assinaram contrato no valor de mais de US$ 1 bilhão, relativo somente ao fornecimento de combustível para a usina de Tianwan.

Na perspectiva de longo prazo para 2030, a carteira de encomendas da Rosatom é estimada em cerca de mais 80 unidades geradoras de energia.