Concluído projeto para turbina eólica offshore de 15MW

Em: 17/03/2014 às 13:17h por Jornal da Energia

Depois de quatro anos de pesquisas, o projeto Azimut, que prevê o desenvolvimento de uma turbina eólica offshore de 15MW em 2020, foi concluído com êxito. A informação é da Gamesa, coordenadora do projeto, que contou com a participação de 11 empresas e 22 centros de pesquisa.

Foram investidos 30,3 milhões de euros nesse desenvolvimento, que foi aprovado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Indústria (CDTI) do Ministério da Economia da Espanha. O projeto também poderá servir de apoio para que os países europeus cumpram a meta de atingir 27% do consumo de energia por fontes renováveis até 2030, conforme determinação da Comissão Europeia.

“O desenvolvimento desta turbina ajudará a superar as principais barreiras técnicas e econômicas que atualmente limitam a implantação da tecnologia eólica no mar, além de melhorar a disponibilidade do equipamento e o custo da energia”, conta a Gamesa.

Entre as empresas que participaram do desenvolvimento, destacam-se a Accional Windpower, Alstom Wind, Acciona Energia, Iberdrola Renováveis, Ingeteam, Imatia, Ingeciber, entre outras.