Cemig compra fatia da Andrade Gutierrez e aumenta participação em Santo Antônio

Cemig compra fatia da Andrade Gutierrez e aumenta participação em Sant

Em: 17/03/2014 às 13:17h por Jornal da Energia

A Cemig informou ao mercado na noite da última sexta-feira (17/03) que aumentou a sua participação na Santo Antônio Energia, por meio da compra de 83% do capital social da SAAG Investimentos, pertencentes à empresa Andrade Gutierrez. A operação, de R$835,384 milhões, foi aprovada pelo Conselho de Administração em 06 de março.

Até a data de conclusão da operação, a SAAG deterá 12,4% de participação na Madeira Energia SA (MESA), controladora da Santo Antônio Energia, responsável pela construção da UHE Santo Antônio (3568MW), que está sendo instalada no rio Madeira, em Rondônia.

A Cemig já detinha 10% do capital social da MESA. Os outros acionistas são Furnas (39%), Odebrecht Energia do Brasil (18,6%), Cemig (10%) e Caixa Fundo de Investimentos em Participações Amazônia Energia (20%).

"A estrutura da operação se dará, obrigatoriamente, por meio de Fundos de Investimento em Participações (FIPs) e outros veículos, na qual a Cemig GT terá participação minoritária, de modo que não deterá mais que 50% do capital votante de nenhum veículo ou mais que 50% do patrimônio de nenhum dos FIPs, preservando a natureza privada da estrutura", informou o comunicado da empresa.

A conclusão da transação depende de aprovações, dentre as quais do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).