Light está prestes a fechar compra de 1 milhão de medidores inteligentes

Light está prestes a fechar compra de 1 milhão de medidores inteligent

Em: 13/03/2014 às 12:55h por Jornal da Energia

O presidente da Light, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, informou que nas próximas semanas a companhia finalizará a licitação que envolve a contratação de um milhão de medidores eletrônicos, chamados de medidores inteligentes, dentro do conceito conhecido como Smart Grid.

"Com isso nós temos a absoluta convicção de que vamos percorrer essa trajetória regulatória de redução de perdas, chegando ao final de cinco anos próximo de 30% das perdas", disse Paulo Pinto, em teleconferência com acionistas nesta quarta-feira (12/03).

A Light, concessionária de distribuição de energia que atende o Rio de Janeiro, conseguiu reduzir suas perdas de energia elétrica em 3% no ano passado, fechando 2013 com um índice de 42%. Em agosto de 2015, a meta é estar abaixo de 39,9%. As perdas de energia fazem com que a companhia deixe de faturar R$2,5 bilhões em receitas.

Desde o ano passado, a empresa se comprometeu a investir R$2 bilhões no combate as perdas de energia elétrica. O grande aliado nessa batalha é justamente o medidor eletrônico, que possibilita um acompanhamento remoto do cliente, inclusive o desligamento à distância em caso de inadimplência.

De acordo com João Batista Zolini, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Light, a distribuidora carioca vem instalando entre 100 e 130 mil medidores por ano. Com a conclusão da licitação, a ideia é aumentar o ritmo no segundo semestre de 2014 para 200 mil por ano.

"A ideia é chegar ao final de 2018 com um parque de 1,6 milhão medidores instalados ou 40% da nossa base de clientes", projetou Zolini.