Cemat pagará débitos este mês

Em: 05/04/2012 às 10:20h por A Gazeta

Rede Energia, que controla a Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), informa que o pagamento dos encargos à Eletrobras será feito ainda este mês. Em curta nota, o grupo anuncia que após a quitação da dívida, avaliada em R$ 110,191 milhões, tanto a concessionária estadual quanto a Enersul (que opera no Mato Grosso do Sul e também tem pendências) poderão aplicar o reajuste tarifário concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a empresa, pagamento já está sendo negociado.

Na terça-feira (3), a agência aprovou aumento de 9,4% na tarifa de energia dos mato-grossenses, cujo efeito na conta dos 1,1 milhão de consumidores será em média de 2,62%. A majoração, porém, está condicionada ao pagamento de débitos contraídos com a estatal brasileira. O reajuste na conta de energia não é aprovado pelos usuários. A dona de casa Eudocia Domingas, 50, afirma que a fatura dela subiu de R$ 65 para R$ 111 em poucos meses sem justificativa. Procurou a Cemat para reclamar, desconfiada de ligações clandestinas em sua rede. Técnicos da empresa foram ao local mas não constataram nada. Ela acabou se conformando com o preço e pagou a conta.

Nesta quarta-feira (4), a Aneel aprovou as propostas de revisão tarifária de outras duas distribuidoras da Rede Energia, da Companhia de Energia Elétrica do Tocantins (Celtins) e a Companhia Força e Luz do Oeste (CFLO), no Paraná. As altas foram de 4,68% e 4,96%, respectivamente.