ONS revisa para cima previsão de afluências de março

Em: 11/03/2014 às 14:13h por Jornal da Energia

O Operador Nacional do Sistema (ONS) revisou para cima a previsão de afluências nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Norte e Sul ao final do mês de março. Nestas duas últimas, inclusive, os montantes devem ultrapassar a Média de Longo Termo (MLT) para o período.

Os dados constam no Sumário Executivo do Programa Mensal de Operação (PMO), divulgado na última sexta-feira (07/03), pelo ONS. A previsão de Energia Natural Afluente (ENA) passou de 36.855MW médios (67% da MLT) para 42.504MW médios (77% da MLT) no Sudeste/Centro-Oeste; de 6.023 MW médios (87%) para 8.329 MW médios (120%) no Sul; e de 16.496 MW (109%) médios para 16.965 MW médios (112%). No Nordeste, porém, houve uma ligeira redução, de 4.810 MW médios (32%) para 4.346 MW médios (29%).

Para esta semana, o Operador prevê chuva fraca, com períodos de moderada, nas bacias hidrográficas das regiões Sudeste/Centro-Oeste. "A partir do dia 13 poderá ocorrer chuva fraca nas bacias dos rios Uruguai, Jacuí e Iguaçu", aponta o PMO.

O Operador autorizou um volume maior de energia termelétrica para ser despachada nesta segunda semana operativa. O montante aumentou de 16.308MW médios para 17.442MW médios, um aumento de quase 7%.