EDP: foco neste ano será execução de obras de UHEs

Em: 28/02/2014 às 13:04h por Jornal da Energia

O presidente da EDP Energias do Brasil, Miguel Setas, elencou quais serão as prioridades da companhia em 2014. "São cinco prioridades: estabilização de UTE Pecém I; execução das obras em curso dentro do prazo e dentro do orçamento estabelecido; proteção do caixa da empresa; otimização de custos, assegurando a excelência operacional; e consolidação das parcerias que nós temos hoje", disse o executivo nesta quinta-feira (27/02), durante teleconferência com analistas.

Questionado sobre novos investimentos, Setas reforçou que o foco da companhia será a execução das obras das três hidrelétricas. "Não significa que não tenhamos a obrigação constante de analisar as oportunidades de negócio que o mercado vier a nos colocar, mas eu diria que o foco da companhia em 2014 é a execução desses três projetos", disse Setas.

Já em fase final, a hidrelétrica Santo Antônio do Jari (373MW) tem previsão de entrar em operação comercial em 2015. Neste projeto, os objetivos deste ano é a obtenção da licença de operação e enchimento do reservatório; finalização da montagem eletromecânica; e operação comercial da casa de força complementar. De acordo com Setas, Jari tem 89% das obras prontas. A empresa já investiu 84% do capex previsto.

A UHE Cachoeira Caldeirão (219MW) iniciou suas obras em agosto de 2013. A primeira fase do desvio do rio já foi concluída, bem como foi iniciada as escavações em rocha das estruturas da casa de força e vertedouro. Em 2014, a meta é iniciar a concretagem das estruturas; iniciar a segunda fase do desvio do rio; e a instalação das comportas do vertedouro. A previsão é que 40% do capex seja investido neste ano.

A EDP também pretende começar as obras de UHE São Manoel (700MW), conquistada no último leilão A-5 em parceria com Furnas.

UTE Pecém
Setas ainda falou do desempenho da termelétrica Pecém I (720MW), que terminou o ano com uma média de disponibilidade de 61%, um desempenho considerado abaixo do esperado e que pode gerar penalidades para a empresa por parte do órgão regulador. Essa penalidade, porém, está suspensa já que a EDP está protegida por uma liminar conquistada em 24 de janeiro.

Setas informa que a companhia vai trabalhar em 2014 para estabilizar a UTE Pecém, tanto do ponto de vista operacional quanto financeiro. "Nós terminamos o ano de 2013 com uma disponibilidade da usina próxima a 60%. Isso significa que ficamos aquém do que eram os referenciais comparativos", disse. “O que nos temos em marcha é um ano de otimização das variáveis operacionais de Pecém, que contempla um conjunto de iniciativas que vão justificar o investimento de R$75 milhões neste ano. Com esse investimento e com essas iniciativas pretendemos elevar a disponibilidade da usina para cerca de 70%, e fechamos o ano em um nível superior a 80%.”, concluiu o executivo.