GE lança divisão Distributed Power

Em: 27/02/2014 às 13:11h por Jornal da Energia

A GE anunciou nesta terça-feira (25/02) o lançamento da nova divisão Distributed Power, que concentrará as soluções da empresa em geração de energia distribuída. A divisão receberá investimentos de US$1,4 bilhão nos próximos quatro anos, e tem o objetivo de melhorar e ampliar a sua oferta no segmento, reunindo três linhas de produtos: turbinas aeroderivadas e os motores a gás Jenbacher e Waukesha, para geração de 100 kW a 100 MW.

Os recursos aplicados à divisão ajudarão ainda a atender à crescente demanda do mundo por sistemas de geração de energia em locais remotos. As soluções da GE Distributed Power contarão com maior facilidade de financiamento, maior rapidez na instalação e maior eficiência e confiabilidade para os clientes.

Segundo a companhia, estudos apontam que, até 2020, a geração de energia distribuída crescerá 40% mais rápido do que a demanda global por eletricidade. No Brasil, os equipamentos já contribuem significativamente com o crescimento do país, gerando energia elétrica em sistemas isolados, como nas plataformas de petróleo ou no meio da Floresta Amazônica, em Urucu, como também são utilizados no sistema interconectado, reforçando o sistema elétrico nacional em grandes termelétricas ou em pequenas instalações industriais ou comerciais.

A grande flexibilidade de combustíveis, incluindo o gás natural, diesel, biogás, gás de aterro ou até etanol, ajudam os clientes a melhorarem sua resiliência energética enquanto aumentam a eficiência e diminuem custos.

“Mais de 1,3 bilhão de pessoas não têm acesso hoje a fontes confiáveis de energia. A proliferação de sistemas de energia distribuída está beneficiando comunidades e indústrias em todo o mundo. Isto porque a energia é crucial para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento econômico”, disse Lorraine Bolsinger, presidente e CEO global da GE Distributed Power.