Operação da UHE Sinop pode ser antecipada em 8 meses

Em: 27/02/2014 às 13:10h por Jornal da Energia

A Companhia Energética Sinop, responsável pela construção e operação da hidrelétrica Sinop, pretende antecipar em pelo menos oito meses a entrega da obra. Dessa forma, o início da operação seria antecipado para maio de 2017, segundo o diretor de Obras Civis e Financeiro da companhia, José Piccolli Neto.

“O cronograma normal do contrato é para a primeira unidade em janeiro de 2018. Nossa meta é antecipar em pelo menos oito meses a entrada em operação da primeira unidade. E ainda contratar as duas unidades até maio de 2017, para colocá-las em operação”, disse Picolli após a cerimônia de assinatura do contrato de concessão para exploração do potencial hidrelétrico da usina.

Localizada no rio Teles Pires, em Mato Grosso, a hidrelétrica acrescentará 400 MW de capacidade instalada e 239,8 MW médios de garantia física de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN). “Há expectativa nessa região, norte de Mato Grosso, que é uma das que mais crescem e onde há o agronegócio”, acrescentou Piccolli.

A expectativa é gerar, durante a fase de construção da obra, “quase 4 mil empregos diretos na região, e 12 mil indiretos, com a cadeia (de negócios que será desenvolvida)”. A previsão é que sejam investidos R$1,78 bilhão, valor que, segundo Piccolli, pode ficar ainda mais próximo de R$ 2 bilhões.

A usina contará com reservatório de regularização de vazões. Isso permitirá que a geração de energia ocorra durante o todo o ano e proporcionando significativo aumento da energia gerada por esta e pelas demais usinas hidrelétricas a jusante, nos rios Teles Pires e Tapajós.