Consumidores da Ceres terão redução de 11,86% na tarifa

Em: 26/02/2014 às 12:57h por Jornal da Energia

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira (25/02) o reajuste tarifário de 2013 da Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende (Ceres). O efeito médio de -11,86% será retroativo à data de 22 de março de 2013. A Ceres, sediada na cidade de Resende, no Rio de Janeiro, atende a 4.136 unidades consumidoras.

Os percentuais aprovados de reajuste das distribuidoras refletem, entre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, o aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia.

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. (LP)