UTE Uruguaiana usará gás natural da Argentina

Em: 26/02/2014 às 12:55h por Jornal da Energia

A termelétrica Uruguaiana utilizará gás natural liquefeito da Argentina para geração de 250MW nos meses de março e abril. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reconheceu a necessidade da geração de energia de forma excepcional e temporária da termelétrica Uruguaiana, localizada no Rio Grande do Sul, através da Portaria nº73, publicada nesta quarta-feira (26).

O gás utilizado pela usina será transportado na malha de gasodutos da Argentina até a fronteira com o Brasil, e a partir deste ponto, até a usina. Os custos fixos necessários à retomada da disponibilidade de geração, poderão ser recuperados através do encargo destinado à cobertura dos Custos do Serviço do Sistema.

Assim, não caberá a detentora da usina, AES Uruguaiana, arcar com eventual inadimplência no mercado de curto prazo, resultante do processo de contabilização da geração da energia.

A usina foi autorizada a operar pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) na última semana. Na época o secretário executivo do MME, Márcio Zimmermann declarou que “É uma operação normal, geralmente é assim”. No ano passado, a usina também foi acionada, durante os meses de fevereiro e março.