Fitch: Perspectiva para Celpa é positiva

Em: 25/02/2014 às 14:10h por Jornal da Energia

A Fitch Ratings revisou na última semana os ratings da Celpa. O Rating Probabilidade de Inadimplência do Emissor (Issuer Default Rating), foi mantido em ‘B-‘. O rating em escala nacional foi também mantido em ‘BB+ (bra)’. A perspectiva foi considerada positiva.

Ainda segundo a Fitch, a manutenção do rating se deve ao progresso conseguido principalmente no terceiro trimestre de 2013 que está de acordo com as expectativas iniciais da agência. O rating também incorpora o prolongado cronograma de vencimentos da dívida e da redução do custo financeiro que acabam por beneficiar o perfil de crédito da Companhia. A agência também avalia como positivo o suporte da Equatorial Energia via injeções de capital, capitalizações de dívida e empréstimos com garantia.

A perspectiva positiva reflete a expectativa da Fitch de que a Celpa terá sucesso em seu desafio de melhorar sua eficiência operacional, particularmente no que diz respeito ao alto nível de perdas de energia. Também incorpora uma nova capitalização de dívida potencial de sua controladora, levando a métrica de crédito para níveis mais conservadores.

Os ratings podem se beneficiar de melhorias no fluxo de caixa operacional da Celpa como esperado, apoiado pela redução perdas, combinado com o crescimento do volume de energia faturada e resultados positivos em medidas de controle de custos, o que resultaria em mais métricas de crédito conservadoras. Os ratings seriam impactados negativamente em caso de falha da Celpa em melhorar sua eficiência operacional e geração de caixa, resultando em uma redução de alavancagem abaixo das expectativas da Fitch.