Consumo de energia sobe 4,96% em janeiro, aponta Comerc

Em: 25/02/2014 às 14:09h por Jornal da Energia

O Índice Setorial Comerc aponta que, em janeiro de 2014, o consumo de energia elétrica foi 4,96% maior do que no mês anterior, dezembro de 2013, com evolução do consumo de energia em praticamente todos os setores avaliados. Em comparação com janeiro de 2013, porém, o consumo se mostra estável, com leve aumento de 0,67%. O Índice Setorial Comerc leva em conta os dados de consumo de energia elétrica das 450 unidades sob administração da Comerc no mercado livre de energia.

Os recordes de calor registrados em janeiro deste ano contribuíram para elevar o consumo de energia em setores como os de Comércio e Varejo (1,44%) e Alimentos (3,96%), em decorrência da utilização permanente e mais intensa do ar-condicionado, elevando assim o consumo energético. Unidades fabris de outros setores produtivos também aumentaram o seu consumo de energia em janeiro pelos mesmos motivos.

Na análise dos setores produtivos, percebe-se ainda um aumento expressivo do consumo de energia, em relação a dezembro de 2013, dos segmentos de Veículos e Autopeças (28,13%), Eletromecânica (16,17%) e Têxtil, Couro e Vestuário (12,27%). Porém, é preciso levar em conta que as empresas desses setores costumam realizar paradas programadas e conceder férias coletivas em dezembro, portanto o crescimento exponencial registrado em janeiro pode ser falso. Quando se observa, por exemplo, os dados comparativos de janeiro de 2014 e de 2013 - meses que tiveram o mesmo número de dias úteis -, verifica-se que esses três setores tiveram crescimentos mais modestos do consumo de energia: Veículos e Autopeças subiu 1,51% e Eletromecânica, 1,37%; o setor de Têxtil, Couro e Vestuário caiu 0,36%. É uma comparação mais próxima à realidade.

No comparativo anual, entre janeiro de 2014 e 2013, destaque para o setor de Material de Construção Civil, que aumentou em 21,41% o seu consumo de energia - 75% das unidades consumidoras avaliadas pelo Índice Comerc apresentaram crescimento em relação a janeiro de 2013. Outro ponto de destaque é o setor siderúrgico, que subiu 5,19% e vem confirmando o viés de crescimento do setor. Em dezembro de 2013, por exemplo, a produção brasileira de aço bruto já havia registrado alta de 4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil (IABr).