Cemig amplia sistema de telemedição para reduzir fraudes

Em: 20/02/2014 às 13:11h por Canal Energia

A Cemig está prevendo a ampliação do sistema de telemedição para mais três mil unidades consumidoras em Minas Gerais, até o final de 2014. Os novos integrantes do sistema foram selecionados com base no alto nível de consumo de energia elétrica. A ampliação é uma das ações da companhia para reduzir os prejuízos com o furto de energia elétrica, que somente no ano passado, chegaram a R$ 300 milhões.

Além de diminuir a possibilidade de erros na leitura do medidor de energia, o sistema eletrônico permite detectar fraudes e interferências indevidas no equipamento, o que evita prejuízos e dificulta a ação de infratores. De acordo com o gerente de Gestão da Medição e Controle de Perdas da Cemig, Railton Silva Vale, toda informação do consumo é fornecida a cada 15 minutos à central de monitoramento de medição da Cemig. E, ao detectar alguma anormalidade, uma equipe é acionada para averiguar se há ou não a incidência de fraude.

Os benefícios gerados pelo sistema impactam em vantagens tanto para a empresa, quanto para a sociedade, uma vez que na medida em que a perda comercial diminuí, cresce a possibilidade de que a tarifa fique menor e os clientes sejam beneficiados, pois as fraudes acabam onerando a tarifa de uma forma geral.