Cemig e Renova efetuam aquisição da Brasil PCH

Em: 17/02/2014 às 15:13h por Canal Energia

A Cemig informou em comunicado o mercado na última sexta-feira, 14 de fevereiro, que a Chipley Participações  - empresa formada pela RenovaEnergia e pela Cemig GT- efetuou o pagamento de 51% da Brasil PCH, que 49% estavam em poder da Petrobras e 2% com a Jobelpa.  A Renova possui 60 % de participação na Chipley e a Cemig, 40%. A Brasil PCH tem 13 usinas com 291 MW de capacidade instalada, localizadas nos estados de Minas Gerais, Goiás, Espirito Santo e Rio de Janeiro. Os outros sócios são a BSB Energética,com 14,70%, e a Eletroriver S.A, com 34,30%. A venda fazia parte do programa de desinvestimento da Petrobras.

De acordo com a Cemig, a compra da participação da Petrobras custou R$ 710.925.759,07 e a da Jobelpa, R$ 29.017.384,03, totalizando R$ 739.943.143,10. Após a compra, a Renova Energia será a única acionista da Chipley e haverá a entrada da Cemig no bloco de controle da Renova. Em dezembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou sem restrições a entrada da Cemig no bloco de controle da Renova e a aquisição da participação na Brasil PCH.  A entrada da Cemig permitiu a viabilização da operação.