Enel termina construção de EOL Primavera e avança no Brasil

Em: 17/02/2014 às 15:11h por Canal Energia

A Enel Green Power informou nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, que finalizou a construção da EOL Primavera (BA - 30 MW), a sua primeira usina eólica no Brasil. O parque eólico fica localizado na cidade de Morro do Chapéu. De acordo com a empresa , Primavera terá 13 aerogeradores de 2,3 MW de potência cada um, sendo capaz de gerar mais de 145 milhões de kWh por ano.

A usina Primavera faz parte do complexo eólico Cristal, que terá capacidade de 90 MW e tem a expectativa de gerar mais de 400 milhões de KWh por ano. O investimento no complexo será de cerca de € 165 milhões. A inauguração da usina faz a capacidade instalada da empresa aumentar no Brasil para mais de 120 MW, dos quais 93 MW são provenientes de fonte hídrica.

Recentemente, a empresa conseguiu comercializar 11 MW de energia solar no leilão do estado de Pernambuco, que vão se somar a outros 503 MW defontes renováveis que a empresa viabilizou em leilões de energia nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013.  Desses contratos, 253 MW estão em construção. Além do complexo Cristal, a empresa também implanta os parques Curva e Serro Azul, também no estado da Bahia. A usinas eólicas Fontes dos Ventos e Modelo vão ser as primeiras da EGP no Rio Grande do Norte. No Mato Grosso, a empresa implanta uma usina solar de 1,2 MW de capacidade com a tecnologia "thin-film". Essa usina vai fornecer a energia que vai ser usada na construção de três Pequenas Centrais Hidrelétricas Salto Apiacás, Cabeça de Boi e Fazenda, todas localizadas no estado.