MME cobra conclusão de obras para Copa

Em: 17/02/2014 às 15:05h por Jornal da Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou a ata da primeira reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no dia 16 de janeiro. Além de fazer um balanço de 2013 e projeções para 2014 para os segmentos de geração e transmissão, a reunião tratou do andamento das obras para garantir o suprimento de energia elétrica para as capitais sedes da Copa de 2014.

A Light, concessionária de distribuição da cidade do Rio de Janeiro, informou que as obras indicadas para atendimento ao critério FIFA estão concluídas e a maioria das demais obras estão "praticamente" concluídas. O MME destacou a importância da finalização dessas obras, conforme prazos acordados.

Quem ainda deve obras para Copa, em uma situação menos confortável, é a Amazonas Energia. Conforme o cronograma apresentado pela distribuidora, as obras de transmissão serão concluídas até março de 2014. Já para a distribuição, há a previsão de conclusão até maio de 2014. Especificamente em relação ao atendimento do critério Fifa, há pendência de conclusão do segundo alimentador para o estádio de futebol, com previsão de conclusão em fevereiro de 2014.

No caso da Amazonas Energia, a recomendação é que o ministério e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acompanhem de perto os trabalhos. "Ficou acordado que a Eletrobras Amazonas Energia deverá tomar todas as medidas cabíveis para conclusão das obras nos menores prazos possíveis", diz um trecho da ata.

Outra que está no radar do MME é a CEEE, do Rio Grande Do Sul. A companhia informou que, para atendimento ao critério Fifa, está pendente a conclusão do alimentador principal para o estádio de futebol, advindo da SE Menino Deus, com previsão de conclusão em abril de 2014.

O Ministério de Minas e Energia alertou para a necessidade da conclusão da SE Menino Deus "o mais brevemente possível, considerando a sua importância para o evento". Além disso, destacou a necessidade de conclusão das demais obras em implantação na região.

Ainda durante a reunião, a Aneel informou que todas as concessionárias de distribuição de energia que atuam nas cidades-sede da Copa apresentaram seus planos de operação e manutenção. A agência programará fiscalizações para verificar a situação das instalações. Em relação às transmissoras, Aneel informou que 50% das empresas já foram fiscalizadas e as demais fiscalizações deverão ocorrer até abril de 2014.

Por fim, a Casa Civil da Presidência da República solicitou que o plano operacional de energia para a Copa do Mundo 2014 seja concluído o quanto antes, e que seja realizada uma avaliação de risco para cada cidade-sede em termos do suprimento de energia durante o evento. O CMSE informou que esse trabalho já é usualmente realizado pelo ONS, considerando medidas operativas possíveis para casos de contingências nas instalações da Rede Básica. O ONS se comprometeu a entregar o referido plano até o final de fevereiro de 2014.

Os Jogos da Copa do Mundo de futebol ocorreram entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014 no Brasil. As cidades sedes são Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.