Inova Energia financiará R$7,12 bilhões em projetos

Em: 17/02/2014 às 15:04h por Jornal da Energia

O programa Inova Energia resultará num financiamento total de R$7,12 bilhões, frente a uma demanda inicial de R$ 12,3 bilhões. Oresultado final foi divulgado no último dia 8 de fevereiro, não havendo mais prazo para recursos.

O programa, denominado Plano de Apoio àInovação Tecnológica no Setor Elétrico, foi lançado em abril deste ano. Do total de recursos inicialmente estimados, R$ 1,2 bilhão viriam da Finep, R$ 1,2 bilhão do BNDES e R$ 600 milhões da Aneel.

O plano tem o objetivo de fomentar planos de negócios que contemplem atividades de pesquisa, desenvolvimento, engenharia e absorção tecnológica; produção e comercialização de produtos; e processos e serviços inovadores. As linhas temáticas são as seguintes: Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids) e Transmissão em Ultra-Alta Tensão (UAT); Geração de Energia por meio de Fontes Alternativas; Veículos Híbridos e Eficiência Energética Veicular.

O Comitê de Avaliação do Inova Energia informou que dos R$7,12 bilhões aprovados, R$ 3,47 bilhões são decorrentes dos 61 Planos de Negócio (PNs) - de 58 empresas Líderes - aprovados na Etapa de Estruturação do Plano de Suporte Conjunto (PSC).

Outros R$ 3,65 bilhões foram aprovados na Etapa de Fluxo Direto, em que o Comitê de Avaliação indicou os instrumentos de crédito e verbas de P&D da ANneel para os projetos em estágio mais avançado, com necessidade imediata de recursos.

O Fluxo Direto é uma inovação criada para agilizar a concessão de crédito aos projetos que já estejam em etapas mais adiantadas de desenvolvimento, com procedimentos simplificados e mais rápidos.

"Os projetos selecionados para crédito passarão pelos trâmites normais de cada instituição apoiadora. Dessa forma, as condições de financiamento só serão conhecidas após o enquadramento em cada instituição", informou o Comitê.

Clique aqui para acessar a lista dos PNs aprovados, com respectiva indicação dos instrumentos de apoio, assim como a listagem das empresas que submeteram projetos durante a Etapa de Fluxo Direto.