CMSE garante suprimento para 2014

Isso se não ocorrer uma série de vazões piores do que já registradas,

Em: 14/02/2014 às 13:27h por Jornal da Energia

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) assegurou, após a sua 140ª reunião, que os níveis de armazenamento são suficientes para garantir o suprimento energético do Sistema Interligado Nacional (SIN), durante o ano de 2014. Mas ressalvou que, a não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas, evento de baixíssima probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia no País durante o ano.

O CMSE voltou a afirmar que o sistema dispõe de condições de equilíbrio estrutural necessárias, apesar de o sistema elétrico estar atravessando uma situação conjuntural desfavorável em termos climáticos, em um momento em que o período úmido ainda não está caracterizado.

Para essas avaliações prospectivas do ano, foi utilizado o valor esperado das previsões de afluências, inclusive corroboradas pelas previsões climáticas, que indicam que os níveis de armazenamento, ao final do período úmido nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, são suficientes para garantir o suprimento energético do Sistema Interligado.

Além disso, o País dispõe atualmente de um parque de geração termelétrico significativo, que pode e deve ser utilizado sempre que necessário, como complementação à geração hidrelétrica. Em simulação do sistema com as séries históricas de afluências de 1931 e 2001, O CMSE declara que não se constata nenhuma série que apresente déficit de energia para atender o mercado.

Balanço
Ao fim de 2013, o Brasil apresentava uma capacidade instalada de 126.755 MW, considerando da usina de Itaipu apenas a parcela brasileira, e a parcela paraguaia não utilizada por aquele país, com cerca de 5 mil MW. Em termos de fontes, essa capacidade distribui-se em: 86.019 MW de hidrelétricas; 38.529 MW de termelétricas; 2.202 MW de eólicas; 5 MW de solar fotovoltaica. Já o sistema de transmissão, registra uma rede de 116 mil quilômetros de linhas.

Quanto às condições de operação da malha de transmissão do SIN, o CMSE destaque que a mesma opera dentro de padrões de segurança, tanto nas interligações entre regiões, quanto na malha de atendimento regional, mesmo com os recordes na demanda máxima, por elevação das temperaturas.

Com essa capacidade de geração, associada às expansões que ocorrerão ao longo de 2014, o sistema estaria estruturalmente equilibrado, com sobras, em termos de balanço energético, considerando-se tanto o critério probabilístico, como as análises com as séries históricas de vazões, para o atendimento de uma carga prevista para 2014, da ordem de 67 mil MW médios de energia. Considerando o risco de déficit de 5% (critério estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética – CNPE), há uma sobra de 6.200 MW médios, equivalente a 9% da carga prevista.