Venda de distribuidoras seria positiva para Eletrobras, analisa Concórdia

Em: 13/02/2014 às 15:11h por Jornal da Energia

A alternativa apresentada ao Conselho de Administração da Eletrobras pelo Santander Brasil, para a venda de pelo menos seis distribuidoras - Roraima, Alagoas, Piauí, Rondônia, Acre e Amazonas -, seriam positivas para a holding, segundo avaliação da Concórdia Corretora. No entanto, a corretora aponta que resistências internas, por conta de anseios políticos, faz com que as decisões caminhem em sentido diferente aos melhores interesses da Eletrobras.

Além disso, por conta de 2014 ser um ano de eleições, a Concórdia acredita que esse tipo de assunto, que suscita indisposições políticas, tendem a ser concluídos depois. Isso, então, poderá fazer com que a posição final do Conselho de Administração da estatal adie sua decisão, mesmo com a proximidade do prazo de vencimento das concessões (2015 a 2017).

“Atualmente, reiteramos que as ações Eletrobras (ELET6) não figuram dentre nossas preferidas do setor”, declarou a Concórdia.

Reestruturação

Depois de uma forte retração no lucro líquido da companhia no primeiro semestre, a Eletrobras apostou em um conjunto de medidas para reverter o resultado do grupo, entre as quais, a contratação do Santander Brasil para consultoria de nove meses da estrutura organizacional e societária da holding.