Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Aneel: bandeira vermelha é acionada indicando alto custo da energia

Aneel: bandeira vermelha é acionada indicando alto custo da energia

Em: 04/02/2014 às 10:48h por Canal Energia

O sistema de bandeiras tarifárias, que indica o custo da energia elétrica, na fatura enviada ao consumidor, acionou a cor vermelha para o mês de fevereiro em todas as regiões do país, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A agência informou que, se o repasse do custo adicional da energia estivesse valendo — a implantação foi adiada para 2015 — , a tarifa sofreria acréscimo de R$ 3 para cada 100 kilowatt-hora (KWh) consumidos.

Em 2014, continua valendo o período de teste do sistema, sem que haja o repasse do custo adicional da energia elétrica para o consumidor. É feita apenas a sinalização de preços da energia. O reajuste mensal ocorrerá a partir de 2015.

No caso da bandeira amarela, haveria um acréscimo de R$ 1,50 e, na cor verde, nenhum valor seria acrescido na fatura.

Apesar de os níveis dos reservatórios não estarem tão ruins, como os registrados no ano passado, o regime de chuvas em áreas de reposição de água no lago das principais hidrelétricas do país é considerado pior, na avaliação do setor. Isso justifica o acionamento da bandeira vermelha em todo o país.

Esta situação tem reforçado a expectativa do setor, para 2014, do acionamento permanente das usinas termelétricas que têm custo mais caro de geração. Além disso, também está previsto o aumento do preço da energia negociada em contratos de curto prazo (spot), que deverão ser usados como a alternativa para suprir o déficit das distribuidoras de energia, descontratadas por conta da não adesão de geradoras importantes ao plano de renovação antecipada das concessões, desde 2013.