São Paulo tem potencial hidrelétrico remanescente de 4 mil MW

Em: 10/10/2013 às 15:35h por Jornal da Energia

Foco do aproveitamento deverá ocorrer através de PCHs e CGHs

O Estado de São Paulo possui um potencial remanescente para a geração hidrelétrica de cerca de 4 mil MW, de acordo com o “Estudo do Potencial Hidroelétrico Remanescente”, lançado pela Secretaria de Energia de São Paulo nesta quarta-feira (09/10), na Assembleia Legislativa do Estado.

O foco do aproveitamento desse potencial deve ser através da construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e centrais geradoras hidrelétricas (CGHs).

“O Estado tem quase 25% do que já produz de hidreletricidade para ser explorado. Trabalharemos para aumentar as fontes renováveis, pois o que buscamos é a segurança energética para o Estado”, afirmou o subsecretário de Energias Renováveis, Milton Flávio.

“Nosso objetivo é atrair investimentos para São Paulo, maior consumidor de energia do país. Estamos em constante busca por crescimento sustentável”, afirmou o executivo.

O levantamento contribui com as metas do governo de São Paulo, propostas pelo Plano Paulista de Energia (PPE), de atingir até 2020 a participação de 69% de fontes renováveis na matriz energética estadual. Seu desenvolvimento ocorreu a partir de convênio entre o governo do Estado de São Paulo e a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), assinado em maio de 2012, e operacionalizado por meio da Secretaria de Energia.