Aneel confirma entrega do plano de recuperação do grupo Rede

Em: 04/10/2013 às 15:06h por Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica confirmou ter recebido na última terça-feira, 1º de outubro, o plano de recuperação das empresas da Rede Energia. A proposta entregue pela Energisa será analisada pela área técnica da Aneel, antes de submetida à diretoria.

A Energisa venceu em julho desse ano a disputa com a CPFL Energia e a Equatorial Energia pela aquisição do controle acionário do grupo Rede, com uma proposta de pagamento de R$ 1,9 bilhão aos credores e investimentos de R$ 1,1 bilhão. As holdings do grupo estavam em processo de recuperação judicial desde o fim ano ano passado.

Em meados de 2013, a proposta de aquisição da Energisa foi a única apresentada à assembleia na qual os credores votaram o plano de recuperação judicial, após a desistência das concorrentes. A decisão da assembleia foi homologada posteriormente pelo juiz da 2ª Vara de Falências do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

O plano apresentado esta semana à Aneel apresenta um diagnostico detalhado da situação das empresas, elaborado nos últimos dois meses por uma equipe de mais de 100 pessoas, segundo a Energisa. O documento tem 2.700 páginas e contém um plano de investimentos para a melhoria dos indicadores de qualidade do serviço prestado pelas oito distribuidoras do grupo.

Todas elas estão em processo de intervenção administrativa desde o final de agosto de 2012. A intervenção da Aneel atingiu Cemat (MT), Enersul (MS), Celtins (TO), Companhia Elétrica Bragantina (SP), Vale Paranapanema (SP) Companhia Nacional de Energia Elétrica (SP), Caiuá Distribuição (SP) e Companhia Força e Luz do Oeste (PR).