Petrobras pode avaliar venda de PCHs

Em: 12/04/2013 às 10:17h por Jornal da Energia

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou nesta quarta-feira (10/04), durante encontro com empresários paulistas, que a empresa pode avaliar a venda de sua participação em pequenas centrais hidrelétricas (PCH) como parte do seu projeto de desinvestimentos.

"Claro que ativos internacionais têm mais chance de serem vendidos. No Brasil, temos que avaliar. Hidrelétricas, por exemplo, não é o nosso negócio principal, mas têm um rendimento interessante. Temos que avaliar", afirmou. A Petrobras, explicou Graça Foster, deverá focar na produção de petróleo, gás e fertilizantes. Todos os projetos paralelos serão constantemente avaliados. A estratégia de desinvestimentos da companhia prevê a venda de US$9,9 bilhões em ativos, segundo o Plano de Negócios 2013-2017.

A companhia é dona de participações em 15 PCHs, que estão espalhados por Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, soma 146,2MW.

Após a apresentação do Plano de Negócios, em março, rumores de mercado apontavam que a Petrobras poderia colocar suas termelétricas a venda.

No evento, o diretor de Gás e Energia, José Alcides Santoro afirmou que a demanda por gás deve aumentar em torno de 27% até 2017. "A demanda de gás deve ser impulsionada principalmente por conta do aumento do consumo das térmicas. Em 2017, a Petrobras pretende ampliar em 72% a oferta de gás natural ao mercado e em 52% a oferta por meio de terminais de regasificação de Gás Natural Liquefeito (GNL).