CONSUMO RESIDENCIAL MANTÉM RITMO FORTE: 7,9%

Em: 01/04/2013 às 16:59h por EPE

img

O consumo de energia elétrica pelas famílias brasileiras cresceu 7,9% em fevereiro deste ano, com destaque para a região Nordeste, onde a taxa de expansão foi de 16,3%. Temperaturas elevadas e ciclo de faturamento mais longo explicam a evolução de 16,3% no consumo residencial na Bahia. Em todos os dias do mês a temperatura esteve em média 3°C acima do normal esperado (30°C). Esses mesmos fatores explicam o crescimento de 19,3% apurado no Ceará e de 13,2% em Pernambuco. Os três estados representam 60% do consumo residencial da região Nordeste. A temperatura também foi determinante no crescimento do consumo nas regiões Norte e Centro-Oeste, com destaque para o Pará (+12%) e o Distrito Federal (+12,5%). Na região Sul, ao reverso, observou-se que, de um modo geral, as temperaturas estiveram abaixo das médias de 2012 e mesmo das médias históricas. No Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas foram, em média, 3ºC mais baixas. Assim, apesar do crescimento de 2,8% no número de consumidores, o consumo residencial manteve-se estável em relação a fevereiro de 2012. Em São Paulo, principal mercado da região Sudeste, o consumo residencial apresentou crescimento de 8,2%, em grande parte devido a um ciclo de faturamento um pouco mais longo. Porém, mesmo corrigindo este efeito, a variação no consumo foi ainda elevada, de 6,6%, embora mais próxima da taxa de expansão acumulada nos últimos 12 meses, 5,9%. O aumento da renda e o elevado nível de emprego persistem como fatores estruturais que explicam a expansão de 6,4% no consumo residencial de energia nos últimos 12 meses.