Em 2012, Equatorial lucra R$141 milhões e receita operacional líquida cresce 50,8%

Em 2012, Equatorial lucra R$141 milhões e receita operacional líquida

Em: 01/04/2013 às 11:25h por Jornal da Energia

A Equatorial Energia lucrou R$141 milhões em 2012, resultado que é 11,9% menor na comparação com o desempenho de 2011, quando os ganhos somaram R$160 milhões. Na comparação trimestral, em virtude do início de consolidação da Celpa, o quarto trimestre da empresa foi de prejuízo de R$8,8 milhões. No mesmo período, em 2011, a Equatorial havia obtido lucro de R$33,9 milhões.

Apesar do resultado menor, cabe destacar o crescimento da receita operacional líquida (ROL), que passou de R$1,97 bilhão (2011) para R$2,98 bilhões, reflexo da aquisição da distribuidora paraense. "A ROL do 4T12 atingiu R$1.220,3 milhões, mais do que dobrando em relação à ROL do 4T11 (R$602,3)", comemora a empresa.

Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em R$566,6 milhões em 2012, aumento de 12,5% em relação à igual momento no ano anterior, quando o caixa somava R$503,6 milhões.

Quanto aos dividendos, a proposta da companhia, ainda a ser submetida à assembleia geral, é de distribuição de R$33,7 milhões, equivalentes a R$0,17 por ação. A dívida líquida acumulou R$1,75 bilhão em 2012, aumento de 74,9% na comparação com 2011, quando somou a R$1 bilhão.

No seguimento de distribuição. a Equatorial possuí investimentos na Cemar e na Celpa. Na primeira, as perdas de energia dos últimos 12 meses encerrados no 4T12 representaram 20,7% da energia requerida, com redução de 0,3 p.p. em relação aos 21,0% verificados no 4T11. Na Celpa, as perdas totais encerraram o ano em 35,0% da energia requerida.

Em dezembro de 2012, a Equatorial concluiu sua operação de aumento de capital (follow on) na qual captou pouco mais de R$1,1 bilhão de recursos líquidos através da emissão de novas ações precificadas a R$16 cada. Ainda no mesmo mês, a companhia informou a assinatura de compromisso de investimento, compra e venda de ações com vistas à aquisição do Grupo Rede Energia, conjuntamente com a CPFL Energia.

Em janeiro de 2013, o conselho da Equatorial aprovou nova operação de aumento de capital mediante a capitalização de R$234,8 milhões de créditos detidos pelo BNDESPar contra a Companhia. Desde então, o capital social da Equatorial passou a ser representado por 198.447.352 ações ordinárias.