Suriname afirma interesse em comprar energia elétrica do Amapá

Em: 07/03/2013 às 09:27h por Smart Energy

img

Representantes do país buscam informações à cerca da geração pelas novas hidrelétricas que estão sendo construídas e da viabilidade de negociar com o Governo do Estado a inclusão do assunto, na pauta do acordo transfronteiriço que vêm sendo discutido com os países do Platô das Guianas.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) afirmou que, na semana passada, representantes do governo do Suriname estiveram na concessionária manifestando interesse em comprar energia do Estado. Segundo a CEA, na ocasião, eles buscaram informações à cerca da geração pelas novas hidrelétricas que estão sendo construídas e da viabilidade de negociar com o Governo do Estado a inclusão do assunto, na pauta do acordo transfronteiriço que vêm sendo discutido com os países do Platô das Guianas.

O engenheiro eletricista da CEA, Marcos Rodrigues, informou que nesse primeiro momento o interesse dos representantes do Suriname é coletar informações a cerca da geração de energia no Amapá. “Eles estão buscando informações sobre a possibilidade de comprar essa energia”, disse Rodrigues, acrescentando que essa negociação, caso ocorra, terá que passar pela esfera federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME) e das Relações Exteriores.

“O interesse é construir uma parceria para permitir a construção de uma linha de transmissão para o Suriname que atenda também o município de Oiapoque”, explicou o presidente da CEA, José Ramalho. O assunto deverá entrar na pauta de discussões do Acordo Transfronteiriço que o Governo do Amapá vem trabalhando junto aos países do Platô, cuja reunião está prevista para a primeira quinzena de março, em Caiena.

Estiveram na reunião o Conselheiro do Banco Central do Suriname, Marciano Bohr, a Vice Consul do Suriname em Belém, Claudia Czeefuik, o gerente de Planejamento da Ferreira Gomes Energia, Alessandro Marques, o diretor executivo da ADAP, Raimundo Nonato Pires, a chefe do Departamento de Comercio Exterior da Seicom, Eliane Abrão, e o engenheiro da CEA, Vladimir Soukhovetskii.