"Desejamos que Cesp vença a licitação de Três Irmãos", diz MME

Em: 01/03/2013 às 09:16h por Jornal da Energia

img

O Ministério de Minas e Energia (MME) voltou a falar do futuro da hidrelétrica de Três Irmãos (811MW), cujo contrato de concessão chegou ao fim em 2012. A usina, localizada em Pereira Barreto, em São Paulo, por ora, permanecesse sendo controlada pela concessionária paulista Cesp, mas deve ser relicitada.

O secretário de planejamento e desenvolvimento energético do MME, Altino Ventura, deu a entender que a usina, de fato, caminha para uma nova licitação, muito provavelmente de forma individual. "Essa usina concluiu seu período de concessão. Por tanto, essa concessão está vencida. A Cesp não aderiu a MW579 e, pela legislação, vira cota e terá que passar por um processo licitatório", disse a jornalistas na última terça-feira (26/02), após participar da quinta edição do Wind Forum Brazil, em São Paulo.

"Nós desejamos que a Cesp participe [do leilão] e que ganhe a licitação", completou o represente do ministério.

Ao não aderir a Medida Provisória 579, que deu origem a Lei 12.783, a Cesp abriu mão de obter a prorrogação condicionada da concessão de Três Irmãos, Ilha Solteira e Jupiá. Cemig, Celesc, Celgpar e Copel também não aderiram à MP579 e devem ter seus ativos hidrelétricos com contratos vencidos relicitados.