Ibama emite licença para LT do Madeira no Sudeste

Em: 21/02/2013 às 16:02h por Jornal da Energia

O Ibama emitiu na última sexta-feira (11/01) a licença prévia da linha de transmissão de 500kV Taubaté-Nova Iguaçu, que será responsável pela distribuição da energia proveniente das usinas do rio Madeira até os principais centros de carga da região Sudeste.

Com extensão aproximada de 257 quilômetros, a linha vai interceptar 22 municípios entre os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e distribuirá a energia a partir da subestação Araraquara 2.

A licença contempla as instalações constantes do Lote J do edital de leilão nº 04/2011 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em que se incluem, além da linha de transmissão, a ampliação da subestação Taubaté e a construção da subestação Nova Iguaçu.

Usinas
A hidrelétrica de Santo Antônio opera comercial desde março de 2012, e conta atualmente com nove turbinas em geração, o que corresponde à potência aproximada de 644MW. Neste ano, outras 18 turbinas deverão iniciar a operação, de um total de 44 que estarão ativas ao final da obra, em 2015. Já a hidrelétrica Jirau, também no rio Madeira, deve começar a operar no primeiro trimestre de 2013.