LINHAS DE TRANSMISSÃO

Em: 19/02/2013 às 09:45h por ANEEL

Transmissão

A rede de transmissão de energia elétrica no Brasil alcançou, ao final de 2010, os 100 mil km de extensão, que, se emendada, resultaria ao equivalente a mais de duas vezes a circunferência da Terra.

A grande extensão do sistema brasileiro se explica pela dimensão continental de nosso país e pelas características da sua evolução, com as maiores e principais usinas hidrelétricas do País estão situadas a distâncias consideráveis dos centros consumidores.

Eletrobras-furnas/DivulgaçãoLinhas somam mais de duas vezes volta ao redor da Terra Ampliar
  • Linhas somam mais de duas vezes volta ao redor da Terra

As empresas  do Grupo Eletrobras são proprietárias de cerca de 59 mil quilômetros de linhas desse sistema, considerando a Rede Básica, formada por sistemas de alta tensão de 230 kV (um kV equivale a mil volts) ou mais, e as chamadas “Demais Instalações de Transmissão”, que pertencem a essas transmissoras, mas que operam nas tensões entre 69 e 138 kV, classes de tensão típicas de distribuição de energia elétrica.

Depois de deixar a usina, independentemente do tipo da fonte geradora, a energia elétrica trafega em tensões que variam de 13,8 kV (quilovolts) a 750 kV. Nas subestações localizadas nas cidades, a tensão é rebaixada e, depois, por meio de um sistema composto por fios, postes e transformadores, vai para as unidades finais (casas e prédios) em 127 volts ou 220 volts.

Até 1999, o Brasil possuía basicamente dois subsistemas independentes, o Sul-Sudeste-Centro-Oeste e o Norte-Nordeste. Isso limitava a possibilidade de uma operação mais eficiente das diversidades climáticas (regimes de chuvas) e energéticas das várias regiões do País e do sistema de transmissão que integra as usinas geradoras de médio e grande porte.

Atualmente, estes subsistemas estão todos interligados, o que permite o contínuo e permanente intercâmbio de energia entre as regiões e uma operação mais econômica, flexível e segura das instalações componentes deste sistema interligado nacional.