MT recebe R$ 9,7 milhões

Em: 24/01/2013 às 14:46h por A Gazeta

Geração de energia por 9 usinas hidrelétricas (UHEs) instaladas em Mato Grosso resultou no pagamento de R$ 9,750 milhões em 2012 como compensação financeira a 13 municípios do Estado, volume 45,39% superior ao contabilizado em 2011, quando totalizou R$ 6,706 milhões. Valor acumulado nos últimos 16 anos chega a R$ 60,644 milhões. No ano passado, a maior arrecadação de compensação financeira foi registrada para os municípios de Itiquira (R$ 3,174 milhões) e Aripuanã (2,234 milhões), localidades onde operam as UHEs de Itiquira e Dardanelos.

Outros 11 municípios mato-grossenses incluídos na distribuição dos recursos arrecadados das empresas geradoras de energia foram Araputanga, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Chapada dos Guimarães, Indiavaí, Jauru, Nova Brasilândia, Nova Maringá, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Vale de São Domingos. Dados estão em relatório divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com a Aneel, as Pequenas Centrais hidrelétricas (PCHs) são isentas do pagamento por não possuírem reservatórios, já que têm potência instalada inferior a 30 megawatts (MW). No território estadual há 59 hidrelétricas de pequeno porte em operação, segundo informações do Sindicato da Construção, Geração e Distribuição de Energia (Sindenergia). Juntas elas geram 769,70 MW de eletricidade. Pelas UHEs são gerados mais 1,146 mil MW. Empreendimentos em construção no Estado irão expandir a oferta em mais 2,407 mil MW.

Em todo país, a arrecadação financeira pela utilização de recursos hídricos para geração de energia elétrica a municípios, estados e União, incluindo os royalties devidos pela Usina de Itaipu, totalizou R$ 2,2 bilhões em 2012. Montante foi distribuído a 696 municípios de 22 estados, ao Distrito Federal e ao governo federal. Valores foram arrecadados de 95 empresas pagadoras, responsáveis por 177 usinas hidrelétricas e 187 reservatórios.