Custo pelo uso de térmicas não irá comprometer descontos da tarifa, diz MME

Em: 09/01/2013 às 08:13h por Canal Energia

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermmann, disse que o custo pela utilização das usinas térmicas não irá comprometer a redução de 20% no preço da conta de luz determinado na Medida Provisória 579. Segundo ele, a produção da energia térmica custa mais caro do que a hidrelétrica, mas não afeta o desconto previsto para começar a ser aplicado em fevereiro.

Zimmerman afirmou ainda que as usinas termelétricas não estão com falta de combustível, sejam elas operadas a carvão, gás natural ou óleo. Além disso, o secretário afirmou que a reunião do Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico, marcada para a tarde desta quarta-feira, 9 de janeiro, na sede do ministério, está prevista no calendário anual do MME, e que nada justificaria uma convocação extraordinária. No entanto, admitiu que o problema provocado pela falta de chuvas deve ser analisado com cautela.