Elétricas são premiadas por gestão e eficiência

Em: 09/11/2012 às 10:05h por Valor

Das seis empresas que levaram o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) neste ano, quatro são do setor de energia. Em um momento em que o mercado, analistas e acionistas estão atentos aos esforços das empresas para aumentar eficiência e controlar gastos, as companhias são reconhecidas justamente por suas práticas de gestão e controles. AES Eletropaulo, AES Tietê, Cemig e Energisa Paraíba conseguiram o prêmio, ao lado da Volvo Caminhões e da Suspensys, fabricante de suspensões e eixos para veículos comerciais. Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), todas mereceram destaque por terem gestão excelente, processos contínuos de melhoria e adaptação às demandas do mercado.

"Essas companhias ficam menos vulneráveis às oscilações do mercado e fazem diagnósticos com mais facilidade quando têm de fazer ajustes, como está acontecendo agora," afirma Jairo Martins, superintendente-geral da FNQ, que coordena a premiação. Ele se referia às mudanças no setor no segundo semestre, que afetaram algumas empresas com mais intensidade, como é o caso da Eletropaulo, que enfrentou em julho uma custosa revisão tarifária, e a Cemig, com suas onerosas renovações de concessões.

Dois dias após divulgar números trimestrais inferiores ao esperado dado o impacto da revisão das tarifas, o presidente da Eletropaulo, Britaldo Soares, agradeceu o prêmio destacando justamente o desafio que enfrenta hoje. "Estamos vendo toda a movimentação do setor para a redução de tarifas e isso traz mais desafios por mais eficiência," disse o executivo. Ele acrescentou ao Valor que as revisões tarifárias sempre exigem ajustes e, desta vez, a companhia se esforça para se tornar mais eficiente em gestão, para se modernizar e se preparar para os eventos climáticos.

Além das premiadas, Sabesp Unidade de Negócios Leste e Sabesp Unidade de Negócios Sul, finalistas do PNQ, foram reconhecidas referências em práticas de gestão. EDP Bandeirante, Random Implementos, Sabesp Norte, Sabesp Oeste e SESI-SC foram destaques em relacionamento com clientes e com a sociedade.