Governo aumenta linha de crédito para evitar apagão na Copa 2014

Em: 26/10/2012 às 12:15h por Jornal do Brasil

Na tentativa de evitar apagões durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu, em reunião no final da manhã desta quinta-feira (25), aumentar o valor da linha de crédito disponível para distribuidoras, geradoras e transmissoras de energia junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A linha de crédito passou de R$ 350 milhões para R$ 850 milhões.

Os recursos extras estarão disponíveis apenas para as empresas de energia sediadas nos Estados que receberão jogos da Copa. Segundo o assessor da Secretaria do Tesouro Nacional Bruno Leal, os recursos devem, obrigatoriamente, financiar investimentos em transmissão, geração e distribuição de energia. Leal garantiu, no entanto, que o aumento da linha de crédito nada tem a ver com os recentes episódios de apagões sofridos em todo o País.

"Isto está relacionado com a identificação de necessidades de obras para garantir energia para a Copa. Isso foi identificado pelo grupo de trabalho da Copa, em acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que garantiu essa prioridade para esses investimentos", disse.