Justiça suspende audiência de conciliação em Belo Monte

Em: 15/10/2012 às 08:56h por Canal Energia

img

A audiência de conciliação entre o consórcio Norte Energia e os ocupantes do canteiro de obras da UHE Belo Monte (PA- 11233 MW) que estava marcada para esta segunda-feira, 15 de outubro, foi suspensa, devido aos ocupantes do canteiro ainda não terem desocupado o local. O objetivo era que as comunidades indígenas e demais manifestantes apresentassem uma pauta de reivindicações para a Norte Energia.

A audiência havia sido determinada pelo juiz federal Marcelo Honorato, na última quinta-feira, 11. Sua realização estava condicionada à desocupação do canteiro de obras. Na manhã do último sábado, 13, um oficial de justiça sobrevoou a área ocupada e constatou que, ao contrário do que foi determinado pela Justiça, os invasores ainda permaneciam no local. A Justiça deve avaliar o descumprimento de sua decisão e proferir nova sentença. A audiência seria presidida Ministério Público Federal, com participação da Fundação Nacional do Índio e de representantes da Norte Energia.

O canteiro de obras no sítio Pimental foi invadido na última segunda-feira, 8, por cerca de 60 indígenas e participantes de movimentos sociais, o que causou a paralisação das atividades no canteiro e o pedido de reintegração de posse feito pelo consórcio Norte Energia.