Controladora do JBS formaliza interesse na compra do Grupo Rede

Em: 04/09/2012 às 09:52h por G1

A J&F, holding de controle do frigorífico JBS, apresentou no fim de semana uma manifestação formal para comprar o endividado Grupo Rede Energia, incluindo a Celpa, informou a empresa nesta segunda-feira (3).

A formalização do interesse foi feita por um advogado da J&F durante assembleia de credores da Celpa ocorrida no sábado. Ele disse que a holding está interessada em comprar o Grupo Rede Energia.

As condições ainda serão dicutidas e ainda não foi feita uma análise profunda das contas da empresas, mas foi avaliado o negócio em geral, segundo a J&F. A empresa quer entrar no setor de infraestrutura e viu no Grupo Rede uma oportunidade. Segundo a J&F, não há, no entanto, prazo para a apresentação de uma proposta formal de compra.

Intervenção
Na sexta, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decretou intervenção em oito das nove distribuidoras do Grupo Rede, exceto a Celpa por estar em recuperação judicial, na maior ação direta do governo em toda a história sobre um setor regulado.

Não havia indicação oficial de qualquer interessado em assumir a totalidade dos ativos do Grupo Rede, que tem dívida de cerca de US$ 5,7 bilhões.

Além de controlar o JBS, a J&F é acionista majoritária da produtora de celulose Eldorado Brasil, da empresa de produtos de limpeza Flora e do Banco Original, com foco em financiamento do agronegócio.

Empresas com problemas
O Grupo Rede não seria a primeira incursão da J&F em uma empresa com problemas financeiros e de gestão. Em maio, a J&F fez acordo para assumir o comando da Delta Construções, que está no epicentro de denúncias envolvendo o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Mas a operação acabou não se concretizando diante da piora da situação econômico-financeira da Delta.

As nove distribuidoras do Grupo Rede operam em seis Estados e o seu colapso poderia colocar em risco o abastecimento de energia a uma área com 17 milhões de habitantes.