Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Aneel inicia segunda etapa da regulamentação da medição eletrônica

Em: 23/08/2012 às 09:23h por Canal Energia

Após a publicação no início de agosto da resolução 502, que regulamentou a instalação de medidores eletrônicos, a Agência Nacional de Energia Elétrica inicia agora a segunda etapa de definição das regras. De acordo com o superintendente de regulação dos serviços de distribuição da agência, Carlos Alberto Calixto Mattar, o que ainda falta ser definido é o prazo que a distribuidora terá para fazer a instalação do medidor após o requerimento do consumidor, se será para todos os consumidores e para qual faixa de consumo.

"Estamos na fase inicial de estudos para definir as condições comerciais. Temos pelo menos 18 meses para fazer isso", disse à reportagem da Agência CanalEnergia o regulador, que participou nesta quarta-feira, 22 de agosto, de evento sobre medição de energia, realizado em São Paulo (SP). Além disso, Mattar explica que também está em pauta se haverá cobrança da energia reativa para os consumidores do grupo B que adotarem a tarifa branca.

Questionado sobre a preocupação dos fabricantes de medidores encontrarem dificuldades na homologação dos equipamentos eletrônicos junto ao Inmetro, o especialista disse acreditar que o órgão tem condição de encontrar uma solução para a questão e se adaptar às novas exigências do mercado. Com relação à inexistência de um cronograma de implantação de medidores, que poderia causar imprevisibilidade para as distribuidoras, ele afirmou que, se necessário for, "será feita alguma regra específica para definir cronogramas de implantação".