BNDES desembolsa R$ 4,2 bilhões para setor elétrico até abril

Em: 15/06/2012 às 11:44h por Canal Energia

O setor elétrico foi responsável pelo desembolso de R$ 4,28 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no período de janeiro a abril deste ano. O BNDES divulgou nesta quinta-feira, 14 de junho, seu relatório de desempenho nos quatro primeiros meses do ano. O total liberado para o setor aumentou 63% na comparação com o mesmo período do ano passado e responde por 13% das liberações do banco.

Nos últimos doze meses, o setor foi contemplado com R$ 17,6 bilhões pelo banco, registrando um crescimento de 13%. O BNDES desembolsou um total geral de R$ 34,2 bilhões nos quatro primeiros meses de 2012, aumentando em 1% em relação ao período anterior.

De acordo com o relatório, dentro do segmento infraestrutura, a energia elétrica foi uma das responsáveis pelos R$ 13,49 bilhões liberados pelo banco para a área, perdendo apenas para o setor de transporte rodoviário, para o qual o BNDES desembolsou R$ 5,5 bilhões.

O setor de infraestrutura respondeu por 39% do total liberado pelo banco, seguido pela indústria, com participação de 28% ou R$ 9,4 bilhões; comércio e serviços, levaram R$ 8,2 bilhões e agropecuária, R$ 3 bilhões. Somente em abril último, as liberações de empréstimos do BNDES somaram R$ 9,7 bilhões, valor 10% acima do desembolsado pelo Banco no mesmo mês do ano passado.

O setor elétrico teve aprovados pelo banco no período janeiro-abril um total de R$ 3,2 bilhões e R$ R$ 17,1 bilhões nos últimos doze meses, um aumento de 11% em relação a igual período do ano passado.