Aneel aprova estudos para 2,5GW em hidrelétricas no rio Aripuanã

Em: 13/06/2012 às 14:49h por Jornal da Energia

img

superintendência de gestão e estudos hidroenergéticos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou os estudos de inventário hidrelétrico da bacia hidrográfica do rio Aripuanã. O levantamento, que envolveu regiões dos estados de Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, encontrou potencial para cerca de 2,5GW em novas usinas.

O despacho, publicado na edição desta terça-feira (13/6) do Diário Oficial da União, informa que foram feitas recomendações em nota técnica, a serem atendidas na etapa subsequente do estudo, que é conduzido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) - órgão de planejamento do Ministério de Minas e Energia.

Segundo a publicação no DOU, a EPE aponta condições para instalar sete hidrelétricas, sendo quatro no próprio rio Aripuanã, com 1,63GW e três no rio Roosvelt, com cerca de 892MW. A maior das usinas seria a de Prainha, com 796,4MW, enquanto a menor seria a Ilha Três Quedas, com 115,5MW. As áreas ocupadas pelos reservatórios variariam entre 127,8km² e 420,4km².