ONS insiste na importância de leilões de energia regionais

Em: 12/06/2012 às 16:30h por Jornal da Energia

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, foi incisivo, nesta terça-feira (11/6), ao defender a realização de leilões regionais para a contratação de energia no País. Chipp tem adotado publicamente o discurso, que é contrário ao modelo de certames atualmente vigente, de contratação de usinas apenas pelo menor preço.

A posição do ONS é frontalmente contrária à da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão de planejamento do Ministério de Minas e Energia, que organiza os leilões. Mas, segundo Chipp, tanto a compra regional quanto por fontes específicas podem servir para evitar riscos de déficit.

O operador chegou a dizer que tal ideia é necessária para que "não se precise passar por um absurdo desses na região Sul". A fala faz menção à falta de água nos reservatórios da região, que passou por problemas de falta de chuvas recentemente.

"Por isso que o ONS coloca a necessidade de aperfeiçoar o modelo do leilão, já que as fontes têm preços diferenciados. Com o valor da geração a gás, a cerca de R$ 150 por MWh, ela não está competindo com a matriz global", explicou Chipp.

Para ele, os valores de geração eólica , que têm ficado na casa dos R$100 por MWh, são baixos porque não incluem os custos extras da contratação de energia de reserva e ignoram o fato de essa ser uma aposta numa fonte intermitente - em um País com crescimento variando entre 4% e 5% ao ano. "Não tem milagre. Para operar com segurança, tem que agregar térmica", concluiu.

Chipp também afirmou que espera para o início de julho maiores chuvas na região Sul do País, com a mudança do fenômeno climático La Niña para o El Niño. O diretor revelou ainda que a estratégia usada na operação foi de economizar com o despacho de térmicas apostando nessa mudança. Para Chipp, os indicativos climáticos têm demonstrado que essa aposta pode dar certo.