Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Empresas consomem mais no mercado livre, diz estudo

Empresas consomem mais no mercado livre, diz estudo

Em: 12/06/2012 às 16:29h por Jornal da Energia

Indústrias que compram energia no mercado livre apresentaram um crescimento de consumo praticamente duas vezes maior que as que estão no ambiente regulado. As companhias que atuam no ambiente de contratação livre (ACL) saíram de um patamar de carga de 14.258MW em dezembro de 2011 para 15.577MW no fim de março deste ano, um salto de 1.517MW. O crescimento foi de 5,68%, contra 2,81% das que estão no ACR.

"Isso demonstra como as empresas que estão no ambiente desregulado encontram custos mais baixos para poder ampliar a sua produção", explica Reginaldo Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel). O executivo é coordenador da campanha "2012 – Ano do Mercado Livre", responsável pelo levantamento dos dados. Para o dirigente, os números mostram "como a falta de energia barata pode ser um limitador na expansão da economia brasileira".

A campanha "Ano do Mercado Livre" destaca que nasceu "com o objetivo de conscientizar autoridades públicas e agentes privados sobre a importância vital da negociação desregulamentada para a competitividade da indústria no País, bem como na blindagem contra a inflação". A iniciativa partiu de associações ligadas a geradores e comercializadores de energia elétrica.