Fórum de secretários crê em definição sobre concessões no segundo semestre

Em: 05/06/2012 às 11:38h por Jornal da Energia

O último encontro do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia (FNSE), realizado na sexta-feira (1/6), concentrou seu debate no destino das concessões de parte das usinas, linhas de transmissão e distribuidoras de energia, que vencem a partir de 2015. Durante o encontro entre os secretários estaduais e representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), foi reforçada e teoria de que a discussão deve culminar na renovação dos contratos.

“Achamos que o governo vai renovar e levar o projeto para o Congresso no segundo semestre”, comentou o presidente do FNSE, José Aníbal que também é secretário de energia de São Paulo. Já o secretário executivo do MME, Márcio Zimmermann reforçou a tese de que o caminho será mesmo que todos esperam ao afirmar que “se licitar, o Brasil vai ser o primeiro país no mundo a fazer isso”. Segundo relato da Secretaria de Energia de São Paulo, Zimmermann também deixou escapar que não há motivo para o País fazer nova licitação.

Os contratos prestes a vencer, que em boa parte estão nas mãos de empresas públicas, respondem por cerca de 20% do parque gerador brasileiro e mais de 80% das linhas de transmissão – representando uma movimentação de cerca de R$ 30 bilhões ao ano. O governo federal também sinalizou que deve utilizar a renovação das concessões para reduzir as tarifas de energia, tema que tem sido discutido em praticamente todos os encontros setoriais.