Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Concessões: agentes querem custo ambiental nos cálculos

Concessões: agentes querem custo ambiental nos cálculos

Em: 01/06/2012 às 12:01h por Jornal da Energia

img

As companhias de geração de energia querem ampliar o diálogo com o governo para chegar a um consenso sobre os investimentos feitos para o cumprimento de condicionantes ambientais dos empreendimentos. O principal argumento é que a contabilização dos gastos não tem sido justa com o setor, uma vez que estes são maiores na prática do que o que é lançado nos projetos.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia (Apine), Luiz Fernando Vianna, diz que a ideia é que um seja encontrada uma fórmula antes do vencimento das concessões de parte do parque gerador, em 2015. Outro pleito seria uma análise ambiental que levasse em consideração a particularidade de cada usina.

No mesmo sentido, o diretor-jurídico da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), Vilson Christofari, ressaltou que é essencial um diálogo com o governo no sentido que se chegue a uma resolução - como, por exemplo, uma contabilidade voltada ao registro dos custos ambientais.

Por sua vez, o superintendente da área de fiscalização econômica e financeira da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Antonio Araújo da Silva, informou que o órgão regulador trabalha em um aprimoramento do "Manual de Contabilidade" do setor. Ele revelou que uma das ideias é "começar a apropriar adequadamente estes custos ambientais".

No entendimento de Silva, os gastos referentes ao meio ambiente não podem ficar de fora dos cálculos para não prejudicar os agentes do setor. O técnico frisou que a Aneel quer a participação do setor no desenvolvimento do trabalho, que deve envolver, inclusive, a realização de audiências públicas. O superintendente acredita que tudo possa ficar pronto até dezembro próximo.