Jucemat e Cemat assinam parceria que visa redução no consumo

Em: 01/06/2012 às 11:54h por O Documento

O projeto apresentado pela Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) às Centrais Elétricas Matogrossenses S.A (Cemat) visando a redução do consumo de energia sairá do papel em julho. O Termo de Parceria foi assinado na tarde desta quarta-feira (30.05) na sede da Cemat, em Cuiabá. O aval foi positivo depois de técnicos da Cemat realizarem um levantamento de dados na unidade consumidora da Jucemat e identificar os equipamentos que deverão ser substituídos. A iniciativa prevê uma redução de 25% no consumo de energia na Jucemat.

Orçado em aproximadamente R$ 170 mil o projeto será executado durante oito meses (julho/2012 a fevereiro/2013) e será custeado pela Cemat. Conforme o contrato assinado, será substituído diversos equipamentos e realizado a automatização das lâmpadas e ar condicionado central. Também a substituição de refrigeradores, compressores e ar condicionados.

"Estamos satisfeitos em atender a Jucemat através do programa de eficiência energética, que é um programa federal executado através de doações de geladeiras e iniciativas de parceiros. Começaremos agora em meados de julho e terminaremos no início de 2012 obedecendo ao cronograma de execução", explicou Milton Takayuki Umino, vice-presidente executivo da Cemat.

Segundo o coordenador do programa de eficiência energética da Cemat, Ronan Ribeiro Carvalho, o projeto vai possibilitar além da redução do consumo de energia, a melhoria no ambiente de trabalho e consequentemente um benefício para o usuário.

"Quero agradecer a atenção e cuidados que a equipe da Cemat dispensou para com o processo. O sistema de ar condicionado, por exemplo, é muito antigo. Temos certeza que as mudanças que serão feitas trarão resultados positivos do ponto de vista econômico e na melhoria da estrutura", declarou Roberto Peron, presidente da Jucemat.

Na oportunidade Roberto Peron fez uma avaliação dos serviços oferecidos pela Jucemat e da demanda diária oriundas dos órgãos públicos. Entre elas, revelou que são protocolados em torno de 700 ofícios diariamente de órgãos como Polícia Federal, Promotoria, Justiça Federal, e outros.

Integrantes do Conselho Deliberativo da Jucemat acompanharam o evento e assinaram como testemunhas do Contrato. Sendo eles: Hermes Martins da Cunha (vice-presidente da Fecomércio), Bismarck Benetti (representante do Conselho Regional de Contabilidade), Paulo Sérgio Ribeiro (Facmat), Hélio Tito (Conselho Regional de Administração) e João Batista de O. Lemos (representante do Governo).

Ronan Ribeiro Carvalho do programa de eficiência energética e Antônio Manoel Cardoso, gerente do planejamento do sistema, ambos da Cemat, acompanharam o presidente Milton Umino na assinatura.

PROJETOS – A Cemat já realizou projeto semelhante ao que será executado na Jucemat em outros órgãos, o mais recente deles na Câmara Municipal de Cuiabá. Outros exemplos são a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Hospital Universitário Júlio Müller.