Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o início da operação comercial e em teste de diversas usinas fotovoltaicas localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Norte, a partir de 04 de fevereiro.
No Rio Grande do Sul, a Aneel liberou as unidades geradoras UG1 a UG4 da Usina Fotovoltaica (UFV) São Valentim, no município de Santa Maria. De acordo com a Aneel, cada unidade possui potência de 0,12 MW, totalizando 0,48 MW de capacidade instalada. O empreendimento é de titularidade da Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos. O início da operação comercial é autorizado a partir de 4 de fevereiro de 2026.
Também no estado, a unidade geradora UG1 da UFV Barra do Ribeiro, com potência de 0,78 MW pode operar em teste. O empreendimento está localizado no município de Barra do Ribeiro e pertence ao Supermercado Codebal Ltda. Os testes começam a partir de 4 de fevereiro de 2026.
Em Santa Catarina, a agência autorizou o início da operação em teste da UFV Estrutural Zortea, localizada em Campos Novos. O empreendimento conta com 15 unidades geradoras, que somam 0,33 MW de capacidade instalada, e pertence à Estrutural Zortea Indústria e Comércio Ltda. A liberação também vale a partir de 4 de fevereiro de 2026.
Ainda no estado catarinense, está liberada a operação comercial da UFV Usina Marció, situada no município de Xanxerê. O empreendimento possui oito unidades geradoras, totalizando 0,62 MW de capacidade instalada, e é de titularidade do Supermercado Marcio Ltda., com início da operação comercial previsto para 4 de fevereiro de 2026.
No Rio Grande do Norte, a Aneel autorizou a entrada em operação comercial de dois grandes empreendimentos fotovoltaicos localizados no município de Açu. Assim, as UFVs Assu Sol 2 e Assu Sol 3 contam, cada uma, com 122 unidades geradoras de 0,33 MW, totalizando 40,5 MW de capacidade instalada por usina. As centrais pertencem, respectivamente, à Central Fotovoltaica Assú Sol 2 Ltda. e à Central Fotovoltaica Assú Sol 3 Ltda., com início da operação comercial autorizado a partir de 5 de fevereiro de 2026.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental