Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O Operador Nacional do Sistema Elétrico informa que para o dia 4 de fevereiro foi definido pelo modelo DESSEM um pico do Custo Marginal de Operação (CMO) no horário de 21h às 21h30. Os valores máximos são da ordem de R$ 4.870/MWh em todos os submercados.
Nesse mesmo período há previsão de aumento da carga bruta, na ordem de 1,3GW. Além disso, há redução da geração eólica em torno de 2,9GW quando comparado ao dia anterior. Com isso, houve a necessidade de maximização de geração hidráulica e uma geração térmica adicional em torno de 4,2GW, no mesmo horário.
O aumento de consumo de energia viria por conta do bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias pela região Sul do Brasil. Assim, acarreta elevação de temperatura. Já a geração eólica apresentou declínio devido a presença de um sistema de baixa pressão que reduz os ventos alísios na região Nordeste, subsistema responsável pela maior parte da geração desta fonte.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental