UHE influencia em município

Em: 18/05/2012 às 12:02h por Silvana Bazani/Jornal A Gazeta

Estruturada como uma cidade paralela, a UHE Teles Pires influenciou na expansão de obras residenciais e comerciais no município de Paranaíta, segundo o prefeito municipal Pedro Miyazima. Aumento dos postos de trabalho e da renda da população está reconfigurando a economia do município, fortalecendo o comércio e o setor financeiro, com inauguração de novas agências bancárias. Antes da instalação do empreendimento, parte da população economicamente ativa estava desocupada após os desligamentos das indústrias madeireiras que deixaram a atividade com a crise do setor. "Por causa disso, muita gente foi embora da cidade e retornou agora para trabalhar aqui, em empregos diretos e indiretos"

O porte do empreendimento traz outras consequências, a médio e longo prazo, nem sempre positivas. Para mitigar os impactos socioeconômicos o empreendedor - Consórcio Teles Pires Energia Eficiente, constituído pelas empresas Neoenergia, Eletrobras-Eletrosul, Eletrobras-Furnas e Odebrecht Energia - mantém parceria com a prefeitura municipal.

"Estão sendo construídos e reformados 3 Postos de Saúde, construídas 7 salas de aula, refeitórios e anfiteatro numa das escolas, além da entrega de ônibus para atender a terceira idade, ambulância adaptada para semi-UTI, um caminhão para transportar a merenda escolar, um caminhão-pipa para combate a incêndios e três veículos, sendo duas caminhonetes, para equipe técnica da Saúde, da Educação e Assistêcia social".