Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O sistema de bandeiras tarifárias deve contribuir com um acréscimo de 2,8 pontos percentuais nas contas de luz dos consumidores residenciais brasileiros este ano, segundo projeções da TR Soluções.
Já a Ampere Consultoria projeta que a bandeira tarifária deve ficar amarela em dezembro, representando uma melhoria em relação às condições atuais. Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu a bandeira vermelha 1 para novembro, conforme havia sido previsto pela consultoria.
As análises da TR Soluções indicam que os consumidores perceberão uma variação média de 7,1% na tarifa neste ano. Contudo, quando consideradas as bandeiras tarifárias, essa percepção aumenta significativamente para 9,9%.
A previsão de bandeira reflete uma melhora em relação à projeção estimada no final de setembro, de que as bandeiras ficariam no patamar vermelho 2 de outubro até o final deste ano.
A revisão das projeções decorre da melhora nas previsões de afluências para os próximos meses nas principais bacias hidrográficas do país. Adicionalmente, as temperaturas abaixo da média observadas nas últimas semanas contribuíram para condições mais favoráveis no setor elétrico.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental