Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A hidrelétrica Juruena (MT) iniciou sua operação comercial após liberação da Aneel na última semana. O empreendimento de R$ 334 milhões do programa Novo PAC reforça em 50 MW o Sistema Interligado Nacional. E simboliza, de acordo com o governo federal, a retomada da hidreletricidade no Brasil. A infraestrutura inclui uma barragem de terra de 600 metros de extensão, canal de adução de 1,3 km e duas turbinas Kaplan horizontais. Ambas operam com eficiência em usinas de baixa queda e alto volume de água, de 25 MW cada.
A UHE comercializou energia no 34º Leilão de Energia Nova e tem contratos de fornecimento até 2054 com distribuidoras do Pará e do Maranhão. De acordo com a divulgação, a obra movimentou a economia regional com a geração de mais de 1.800 empregos diretos. Além disso, demandou 88 mil m³ de concreto e 5 mil toneladas de aço em sua construção. O licenciamento ambiental, conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA-MT), inclui ações de compensação socioambiental, como o plantio de 42 mil mudas de espécies nativas da região.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental